Som e fúria

Vivemos num mundo de muitas vozes. Muita informação. Muito barulho por nada. Tempestades em copo d'água. Uma verborragia desenfreada. Parece que precisamos falar e ouvir o tempo todo. Ouvir a última do vizinho. As notícias do dia. Ouvir as sirenes, buzinas, o lamento do vencido, a comemoração do vencedor. A TV ligada por hábito. Ouvir e não calar. Falar sobre si. Sobre os outros. Sobre a última tragédia. Sobre o jogo de futebol. Sobre a previsão do tempo.

Parece até que o silêncio é pecado.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Twitter: what are you doing? Microblog e microtextos para microcérebros




Uma espécie de blog, tipo um MSN e com alguns elementos do Orkut. Quando alguém tentava me explicar o que era, afinal, o Twitter, acaba caindo em algum dos comparativos acima. E eu continuava sem entender o porquê de tanta gente se interessar por esta ferramenta. O Twitter está na boca do povo nos últimos meses. Todo mundo têm, quem não tem quer fazer. Outros, como eu, procuram uma utilidade ou um argumento convincente para se render à nova mania virtual.

Confesso que não encontrei ainda NADA que me convencesse. E olha que eu tentei. Investi algum tempo olhando alguns perfis, clicando nos links, me apropriando da dinâmica da coisa. Até procurei alguns artigos na internet, empenhados em esclarecer o que é e para o que serve. Desisti de fazer o cadastro.

Segundo alguns tutoriais e matérias que li sobre o assunto, as utilidades do Twitter seriam:

- ler notícias seguindo o Twitter de site de notícias, revistas e jornais
(posso ler a notícia completa no site das agências e jornais)

- Para manter-se informado sobre tudo o que seus amigos estão fazendo
(Não tenho interesse em saber quem está tomando banho ou realizando outras atividades de cunho pessoal)

- Mandar micro scraps
(alguém já quebrou esta linha tênue entre público privado num site chamado Orkut. Para os mais reservados existe o MSN)

- Divulgar posts do seu blog
(Para quem está acostumado com microposts ler um post inteiro deve ser um suplício!)

- Divulgar eventos ou comentar palestras e eventos
(Não tenho empresa e não costumo organizar eventos)

- Comentar sobre os outros
(Os outros que também estão no Twitter? Prefiro usar o telefone)

Apesar de ter encontrado todas estas “utilidades”, chego a conclusão que o Twitter se resume a frase que acompanha o logotipo do site: “what are you doing?”. E ponto final.
Com 140 caracteres não dá para escrever muito mais do que isso mesmo. Além disso, é esse tipo de interesse que move outros sites de relacionamento, como o próprio Orkut. O Twitter é só mais uma janela atrativa do navegador que sempre vai estar atualizada, onde sempre teremos um feedbeck para uma microblogagem, sempre teremos uma resposta para algum comentário, sempre teremos amigos on-line e disponíveis.

É a filosofia do “tudo ao mesmo tempo e agora”. Você posta, alguém responde. A rapidez da superficialidade. F5 sempre novo. Não precisa nem pensar muito. Não há espaço para grandes idéias. A palavra chave é síntese. Sintetize seu pensamento, o mundo não tem tempo para divagações. Seus amigos não têm tempo e nem vontade de interpretar mais de 140 caracteres. E nem você tem ânimo, vontade e inspiração de escrever mais do que isso.

Na prática, é mais uma página para atualizar todo dia e se sentir culpado nos dias em que não dá tempo de conectar. Mais um site para dedicar algumas horas do dia ou da noite, enquanto a vida está acontecendo lá fora.


PS: Segundo uma pesquisa da Nielsen Online, que mede o tráfego da Internet, 60% dos internautas que aderem ao site desistem após um mês de uso. Há uma esperança?

12 comentários:

Raquel Reckziegel disse...

Interessante teu ponto de vista.

Também estive procurando algum argumento para me render a mais essa ferramenta virtual, mas também acabei encontrando uma alternativa melhor para cada tópico que eu levantava. =P

Anônimo disse...

NÓS ESTAMOS VICIADAS NO TWITTER!
Beijocas,

NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS disse...

Nós estamos viciadas no Twitter!
Beijos nossos,

Mafê Probst disse...

É algo se acostuma com o tempo,
mas legal teu ponto de vista.

matheus disse...

realmente não tem utilidade

Monique Frebell disse...

Penso da mesma forma, além de ser chato demaiss!

Bjus!

Marcus disse...

Belo blog moça!

voltarei mais vezes!

bjs

Guria disse...

Bahhhh terrivel... mesmo mesmo

Beijos flor

Késia Maximiano disse...

Tb fico pensando pra q q serve viu?
Gostei do teu ponto de vista..
beijão

Valéria Martins disse...

É o segundo blog que leio hoje questionando a utilidade do Twitter. Eu ainda não entrei, não estou animada. Mas como nos sentimos na obrigação de seguir o ritmo das novidades em tecnologia, creio que daqui a pouco estarei lá. Mas tô protelando...

Beijos

J Araújo disse...

Muito interessante sua colocação. Já dizia Chacrinha "o Velho Gurreiro", quem não se comunica se estrumbica".É que chegamos num ponto como vc mesmo disse, parece que já não conseguimos ficar em silencio por um momento; nossos ouvidos tem de ficar ocupados o tempo todo, nem que seja para ouvir, nem seja seja a briga do vizinho do apartamento ou quintal ao lado, (RSRSRS). Muito bom SEU ESPAÇO.

BJ

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Teu título foi genial, e resume o que penso sobre o Twitter: Microblog e microtextos para microcérebros!