Som e fúria

Vivemos num mundo de muitas vozes. Muita informação. Muito barulho por nada. Tempestades em copo d'água. Uma verborragia desenfreada. Parece que precisamos falar e ouvir o tempo todo. Ouvir a última do vizinho. As notícias do dia. Ouvir as sirenes, buzinas, o lamento do vencido, a comemoração do vencedor. A TV ligada por hábito. Ouvir e não calar. Falar sobre si. Sobre os outros. Sobre a última tragédia. Sobre o jogo de futebol. Sobre a previsão do tempo.

Parece até que o silêncio é pecado.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vergonha alheia? Eu tenho.



O que acontece quando se encontram um pré-adolescente arrogante metido a garanhão que só sabe falar em inglês com um exemplar típico da mulher brasileira burra e sensual que mal sabe falar português?

A resposta está em um vídeo com mais de 680 mil visualizações em duas semanas, onde a brasileira Sabrina Sato entrevista Justin Bieber, o fenômeno (?) teen que ainda nem mudou de voz, mas já sabe muito bem ser estúpido e grosseiro. Para quem não lembra da “apresentadora” do Pânico na TV e ex- BBB, cabe ressaltar que até hoje seu maior talento consiste em exibir seu corpo e sua ausência de cérebro em horário nobre.

Achei o vídeo muito mais triste do que engraçado e o maior sentimento que os 11min de interação entre o moleque, a gostosa e a intérprete me provocaram foi o de “vergonha alheia”. A começar pelos trajes sumários da apresentadora, que por pouco não fez top-less no final da entrevista. Além disso, vale destacar sua reação quase-retardada quando viu o menino pela primeira vez e a sua insistência em não “utilizar” a tradutora e ler as perguntas com um inglês tão tosco que até minha prima de 8 anos, que nunca estudou o idioma, seria capaz de superar.

Ok , o menino é uma estrelinha com muita fama e nada de maturidade, mas ser humilhada e continuar rindo e achando tudo “fofo” e divertido é um pouco demais para a minha compreensão. Fiquei com vergonha de ser brasileira e de ser mulher. Mas, pior do que isso, fiquei com vergonha maior por saber que esse programa vai ao ar toda a semana repetindo a mesma fórmula e não causa estranhamento. A gostosa-burra que faz rir está naturalizada e justificada na nossa sociedade porque afinal, ela está ganhando MUITO dinheiro para desempenhar esse papel.

O contracheque no final do mês é a carta de alforria que justifica tudo. Seria a Sabrina Sato burra, ou burras seríamos nós, mulheres que trabalham o mês inteiro e precisam de alguns anos para juntar a quantia que a apresentadora fatura em minutos? Sim, ela trabalha honestamente. Ela não faz mal a ninguém. E tem a liberdade de utilizar o seu corpo para aquilo que bem entender.

O que esquecemos é que isso deixa de ser um problema pessoal a partir do momento em que essas mulheres se transformam em figuras públicas. Pergunte às meninas em idade escolar o que elas querem ser quando crescerem e ouvirá em coro: modelo, atriz, cantora, apresentadora. Afinal, para isso não é necessário estudar, e aí estão Sabrina Sato e tantas outras mulheres-fruta para confirmar o que eu digo.

Será que o dinheiro justifica tudo? Parece que hoje em dia vale mais a pena malhar e fazer chapinha do que trabalhar em qualquer profissão que exija o uso do cérebro ou outras habilidades além de rebolar. “Eu podia estar roubando, eu podia estar matando...” mas estou prostituindo a minha dignidade por uns trocados. E viva! Viva a liberdade que as mulheres tanto lutaram para conquistar transformada em comédia de mau gosto.

Para quem não viu o vídeo: clique aqui.

12 comentários:

nina percheron disse...

Mas é uma vergonha mesmo. Tem coisas nesse país que infelizmente só temos que aceitar, e engolir a seco. Por exemplo, o tal do tiririca, estar em primeiro lugar nas pesquisas pra deputado em sao paulo, quer dizer... deplorável.

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Pois é, as pessoas estão hipnotizadas pela sociedade consumista... "Ela está ganhando o dinheiro dela honestamente" - e emburrecendo e influenciando milhares a fazerem o mesmo.
Senso crítico onde? Reflexão onde, pra mudar esse país e sairmos desse terceiro-mundismo crônico?
Enquanto

Rodrigo Braga disse...

Caramba o título já fala por si só. Falar o que?

Disse tudo nesse post importante!

F. disse...

"Vergonha alheia? Eu tenho." [2]


né.

Gustavo Martins disse...

Nossa, como você andava sumida.

Respondendo: nós (MCP) conseguimos imaginar um final mais feminista.

Valquíria Calado disse...

Olá querida, deixo flores... abraços.

Interessante,vim falar da minha primavera, deixo umas flores, bjos.

O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.
Isaías 35:1

Sacudirá as suas uvas verdes, como as da vide, e deixará cair a sua flor como a oliveira,
Jó 15:33


Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo.
Cânticos 4:13

L.S. Alves disse...

Não creio quee a Sabrina Sato seja burra. Quando vejo ela nesse vídeo me lembro da piada em que num bar todos os dias os clientes chamavam o "bobalhão" da cidade e ofereciam-lhe duas moedas. A maior delas valia menos que a menor. E todos os dias o Bobalhão escolhia a moeda maior e assim todos riam da sua cara.
Um dia o dono do bar perguntou ao bobalhão por que ele não escolhia a moeda pequena que valia mais? E ele respondeu:
Do jeito que vai todo dia ganho uma moeda. O dia que eu escolher a mais valiosa eles param de me oferecer moedas.
E creio que vai por ai raciocínio da moça. Afinal ela tem que aproveitar pra ganhar esse dinehiro fácil agora, pois a idade chega e um dia ela será substituída por outra "burra".
Um abraço moça.

Eduardo Medeiros disse...

OI tudo bem?

OLha, tua crítica é válida, verdadeira, mas o pânico é um programa de humor e de um tipo de humor que preza uma exacerbação da idiotice, logo, a entrevista vista por este ângulo, foi muito boa...rsss

abraços

Max Coutinho disse...

Oi Pâmela,

Que horror! É, as sufragistas lutaram pelo direito ao voto, pela liberdade da mulher; mais tarde as feministas lutaram por mais liberdade e igualdade da mulher, hoje as feministas...bem, não se sabe bem pelo que lutam; mas pelos vistos não lutam pelo que devem quando temos menininhas destas a mancharem a imagem feminina: es bochornoso!

O tal Justin (que em Portugal é chamado de puto [puto aqui quer dizer menino, garotinho]) nem sequer canta como deve de ser e, talvez por não ser mais adolescente, não compreendo o deslumbramento com tal criaturinha ignorante (sim, porque no século XXI não falar mais de uma língua é triste).

Estou quase chocada...

Beijos

Lu Vieira disse...

Nem quero ver o vídeo. Apesar da Sabrina Sato ganhar o seu dinheiro de forma honesta, fico com vergonha por ela querer bancar a burra. Afinal, ela pode dar a ideia de que todas as mulheres são exatamente como ela se apresenta. Como você mesmo apontou no seu texto, muitas meninas continuarão desejando ser modelos, atrizes, apresentadoras de TV, capas de revista masculina ou tudo que é relacionado à fama. Acham que a fama e o corpo bonito vão trazer muito e muito dinheiro. Podem trazer mesmo, mas isso é felicidade? Não dá para ser feliz ganhando menos e trabalhando com satisfação por gostar do que faz? Muitas vezes me pergunto o que as mulheres estão lutando hoje? Enfim, Pâmela, mais um ótimo texto seu, parabéns!

Unknown disse...

Só consegui ver até os 2min18seg de vídeo. :|

adv disse...

bons fluidos por aqui, sensibilidade e crítica positivas; obrigado ;)